A História do Teatro
A palavra teatro vem do grego theatron, que significa "lugar aonde se vai ver". O teatro é talvez uma das artes mais complexas, pois exige a participação de vários tipos de profissionais para sua realização, como o dramaturgo (autor da peça), os atores, o diretor, o cenógrafo, o figurinista, o iluminador e, muitas vezes, quando é uma peça musical, exige um compositor, músicos, coreógrafos e bailarinos. Através do teatro tem-se a oportunidade de conhecer e confrontar culturas em momentos históricos diferentes.
Teatro Brasileiro
Século XX - Teatro Modernista O início do século XX marcou o período mais crítico do teatro brasileiro. Os textos apresentavam uma linguagem antiteatral, sofisticada, extremamente acadêmica, com destaque para Goulart de Andrade. Mesmo assim registrou a consagração de grandes atores tais como Procópio Ferreira e Dulcina de Morais e dramaturgos renomados como Oswald de Andrade (O Rei da Vela, A Mostra, O Homem e o Cavalo) e Joracy Camargo (Deus lhe Pague). O movimento modernista de 1922 investiu contra essa realidade da época e lançou o desafio de novas concepções estéticas, procurou romper com a arte voltada para a Europa e tentou inovar, invocando a valorização da arte e da cultura brasileira. Essa renovação fez surgir importantes grupos teatrais: Os Comediantes, o TBC - Teatro Brasileiro de Comédia, O Tablado, Oficina e conseqüentemente grandes autores como Nelson Rodrigues e Maria Clara Machado, e grandes artistas como Cacilda Becker, Tonia Carrero, Sergio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro e muitos mais.
Gêneros Teatrais
TragédiaGênero teatral que aborda questões importantes quanto ao significado da existência humana, a natureza moral e as relações sociais ou psicológicas do homem.ComédiaBaseia-se em algum episódio ou comportamento exagerado, deve ser ao mesmo tempo engraçada e crítica, raramente enfoca as questões morais ou filosóficas, mas mostra o homem dentro de suas relações sociais. A farsa é um tipo de comédia que explora situações ridículas e cômicas.DramaRetrata as angústias e as esperanças humanas de maneira mais realista e verdadeira, gira em torno de um conflito moral.
Vaudeville É uma comédia teatral, com origem no século XVIII, com temas diversificados, canto e dança com o objetivo principal de divertir a platéia.PantomimaPeça de teatro em que os atores representam apenas por gestos.
Teatro de Bonecos
Em um divertido espetáculo, cheio de brincadeiras e truques, bichos e plantas falam e se mexem. Como num passe de mágica, nossas mãos podem dar vida a personagens de uma história onde as luzes, os efeitos especiais e as cenografias ajudam a criar a magia do palco. O teatro de bonecos se apresenta de várias formas como no teatro de marionetes, de fantoches, de ventríloquos, das sombras e negro. No Brasil, o teatro de bonecos surgiu no nordeste como forma de manifestação popular e se propagou por todo o país através de artistas mambembes. Essa forma de teatro é chamada de Mamulengo, na qual os bonecos representam personagens do nosso folclore.
História da Música
Na pré-história através do som, ou seja, da música, o homem primitivo afugentava seus medos e suas angústias comunicando-se com os espíritos; se apaziguava com os deuses; se preparava para as caçadas e as guerras; e celebrava rituais de comunhão com a natureza, acreditando que os mesmos lhe trariam bom tempo e boas colheitas. Nesta época, o homem descobriu seu próprio instrumento musical, a VOZ. A música não era considerada uma arte, mas apenas um expressivo meio de comunicação aos ritos e à dança. Som e ritmo fazem parte da Natureza e da Vida.
A Linguagem da Música
Nome das Composições Notação Partituras As obras musicais têm vários nomes oficiais e não oficiais. O nome oficial pode indicar a forma da obra e identificar a sua tonalidade, como em Sinfonia nº9 em Ré Menor; esse nome inclui freqüentemente um número de opus (obra) que corresponde à ordem de colocação da música na obra do autor, que poderá ter escrito ou publicado outras obras entre sua 8ª e 9ª sinfonia. Por exemplo: a Sinfonia nº8 em Fá Maior de Beethoven, é opus 93 e a sua 9ª Sinfonia em Ré Menor é opus 125. Os números de opus indicam a ordem de publicação, e não a de composição. As músicas de Mozart são identificadas pelo índice Köchel, como K 550, que corresponde à sua colocação no catálogo publicado pelo musicólogo Ludwig von Köchel, em 1862.
Estilo Musical
Bebop Blues Bossa Nova Candomble Country Fado Fusion Hip-Hop e Raps Isicathamiya Jazz Kwaito Swing Pagode-Samba Ragtime Reggae Rock'n Roll É a maneira pela qual compositores de época e países diferentes combinam simultaneamente os diversos elementos musicais importantes, que são chamados de componentes básicos da música. Apresentação desses elementos básicos :Melodia: seqüência de notas de diferentes sons, organizadas numa determinada forma, de modo a fazer “sentido musical” para quem escuta.Harmonia: ocorre quando duas ou mais notas de diferentes sons são ouvidas ao mesmo tempo, produzindo um acorde.Acorde: podem ser consonantes, notas concordam umas com as outras ; podem ser dissonantes, notas dissonam em maior ou menor grau.Ritmo: diferentes modos de agrupar os sons musicais, do ponto de vista da duração dos sons e de sua acentuação.Timbre: qualidade de som de cada instrumento, o que pode ser chamado de “a cor do som”. A sonoridade característica de um instrumento é que nos faz reconhecê-lo imediatamente.Forma: configuração básica de uma obra musical .Tessitura: aspecto da música. Algumas apresentam uma sonoridade bem densa, que fluem com facilidade, e outras mostram-se com os sons mais rarefeitos e esparsos, produzindo um efeito penetrante e agressivo.
Formas Musicais
Os elementos da música devem tomar uma forma definida para se transformar numa composição. Os autores usam várias formas para organizar e ordenar esses elementos numa obra de arte. Forma Canção (Lied): geralmente dividida em duas ou três partes, é o tipo mais simples de forma musical.Forma Sonata: teve sua origem no século XVII e devolveu-se no século seguinte. Sinfonia é uma sonata para orquestra, concerto, uma sonata para solista e orquestra e duo, trio, quarteto ou quinteto é uma sonata para pequenos conjuntos.
Forma de Variação: consiste numa série de diferentes tratamentos de um mesmo tema. Geralmente, o tema é apresentado por completo na abertura ou no final da obra. O compositor pode basear suas variações no tema todo, ou apenas em parte dele, ou até num trecho do acompanhamento. O autor, às vezes, muda de tom em algumas variações.
Cânone e Fuga: são formas polifônicas nas quais um instrumento ou um cantor apresenta um tema que, em seguida, é tocado ou cantado, numa seqüência regular, pelos outros intérpretes. No cânone, todas as vozes tem o mesmo tema em toda a obra. Na fuga, pode variar as diferentes partes imitando o tema com ligeiras variações.Forma Livre: é a que dá maior liberdade de expressão ao compositor; ele pode introduzir dois temas, o desenvolvimento de um terceiro e depois o próprio terceiro, também pode empregar qualquer sucessão de temas; seu problema é obter unidade e harmonização.
Tipos de Música
Música de Câmara Música Eletrônica Música Erudita Brasileira Música Folclórica Música Sacra Esta expressão começou a ser empregada em meados do século XVII, quando pequenos grupos de músicos, chamados conjuntos, tocavam em câmaras, isto é, em salas particulares e não em igrejas ou lugares abertos em público; tocavam para seu próprio prazer e para os apreciadores da música. Atualmente, os conjuntos de música de câmara se apresentam em concertos para o público. O número de participantes pode variar de dois a 30 ou 40 participantes, mas a maioria tem de dois a seis músicos. Quartetos, quintetos e trios, compostos de instrumentos de cordas ou de sopro, são os conjuntos mais comuns de música de câmara. Existem composições feitas para conjunto instrumentais de cordas, madeiras e metais, que variam em número de 10 a 30 instrumentos. Este conjunto é chamado de orquestra de câmara.
Instrumentos Musicais
Tipos de InstrumentosAlaúde Chocalho Cravo Flauta Harpa Kaen Lira Mamokhorong Mejoranera Mong-Ching Phin-Pia Piano Prato Ramkie Reco-reco Saw Sam Sai Viola Caipira Violão Violino Xilofone A tecnologia dos instrumentos musicais esteve, por muito tempo, “trancada a sete chaves”, sendo seus segredos revelados somente de pai para filho. No entanto, alguns instrumentos eram considerados irreprodutíveis, como os violinos Stradivarius, confeccionados na Itália por Antonio Stradivari, pois dizem que nem mesmo nenhum de seus sete filhos conseguiu reproduzi-los. No século XX, a moderna teoria espectral e as técnicas de processamento digital de sinais desenvolvidas resolveram seguramente todo o problema da produção de sons, uma vez que qualquer som devidamente especificado pode ser produzido por meios computacionais.
Grandes Orquestras
Orquestra Sinfônica Brasileira
É uma das mais importantes orquestras brasileiras, completando 68 anos de existência em 2008. Sua sede fica na cidade do Rio de Janeiro. Foi criada em 11 de julho de 1940. Em 1942 foi produzida a série "Concertos para a Juventude", que revelou muitos artistas nacionais. Na década de 70, a OSB se projetou com o Projeto Aquarius, aproximando a música clássica das camadas mais populares. Também nessa década Isaac Karabtchevsky assumiu a direção artística da OSB, onde ficou por 26 anos. O projeto existe há 34 anos. Os concertos aconteciam na Quinta da Boa Vista, entre outros lugares, e hoje podem ser vistos na Praia de Copacabana, com a presença de milhares de pessoas. Em outubro de 1998, a direção artística da orquestra implementou vários projetos como a Orquestra Jovem da OSB, Master Classes, Escola da OSB e NTB. Em setembro de 2001, a orquestra apresentou-se no Central Park e Lincoln Center, em Nova York, em comemoração à Independência do Brasil. Em janeiro do mesmo ano, fez parte da abertura do Rock in Rio III, apresentando-se para mais de 120 mil pessoas, e realizou uma turnê com concertos ao ar livre no norte e nordeste do Brasil. A importante parceira com a Prefeitura do Rio de Janeiro nasceu em 2002, e com ela o convite para ocupar uma nova sede, a Cidade da Música, na Barra da Tijuca.
Orquestra Sinfônica de Londres
Considerada uma das melhores orquestras do mundo, foi fundada no ano de 1904, apresentando seu primeiro concerto no dia 9 de junho do mesmo ano. Foi a primeira orquestra britânica a se apresentar no exterior, na cidade de Paris, em 1906. Um fato muito curioso aconteceu com esse grupo orquestral: os músicos deveriam ter viajado no Titanic para a realização de um concerto em Nova Iorque, mas a direção artística mudou a reserva nos últimos momentos, escapando assim do naufrágio. Tornou-se a primeira orquestra européia a se apresentar nos Estados Unidos em 1912. Em 1973 brilhou no Festival de Salzburgo. A orquestra realiza turnês pelo mundo todo. Os melhores intérpretes realizaram brilhantes carreiras como solistas, músicos e professores desta renomada orquestra sinfônica. A LSO realiza gravações de trilhas sonoras de filmes, tais como, Harry Potter, Super Homem, Guerra nas Estrelas, Uma Cilada para Roger Rabbit, Indiana Jones, e participou da gravação do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band,dos Beatles. Ao longo dos cem anos de sua fundação, além do alto nível de suas apresentações em teatros e salas de concertos, a LSO desenvolve fortes programas educacionais e comunitários e tem uma companhia discográfica que atua nas áreas tecnológicas e da informação. Sua sede situa-se no Barbican Centre, Londres.
Orquestra Filarmônica de Monte Carlos
A orquestra foi fundada em 1856 e ocupa uma posição de destaque no mundo da música. Suas apresentações têm a participação de grandes maestros e músicos convidados. Possui um rico acervo de gravações que comprovam a diversidade do repertório apresentado. Tem recebido diversos prêmios, principalmente na França, o que comprova o reconhecimento da orquestra no âmbito internacional. A Filarmônica de Monte-Carlo tem um papel significante na criação da música contemporânea. Além da temporada de concertos, a orquestra acompanha regularmente a Ópera e o Ballets de Monte-Carlo. A filosofia da direção é dinamizar e enriquecer artisticamente a Filarmônica com novos desafios e aventuras musicais.
Dançar é definido como uma manifestação instintiva do ser humano. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar.. Considerado a mais antiga das artes, a dança é também a única que dispensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem. Segundo certas correntes da antropologia, as primeiras danças humanas eram individuais e se relacionavam à conquista amorosa. As danças coletivas também aparecem na origem da civilização e sua função associava-se à adoração das forças superiores ou dos espíritos para obter êxito em expedições guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva. O desenvolvimento da sensibilidade artística determinou a configuração da dança como manifestação estética. No antigo Egito, 20 séculos antes da era cristã, já se realizavam as chamadas danças astroteológicas em homenagem ao deus Osíris. O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Grécia clássica, a dança era freqüentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos. Com o Renascimento, a dança teatral, virtualmente extinta em séculos anteriores, reapareceu com força nos cenários cortesãos e palacianos. Uma das danças cortesãs de execução mais complexa foi o minueto, depois foi a valsa, considerada dança cortesã por excelência, e com ela se iniciou a passagem da dança em grupo ao baile de pares. A configuração de um gênero de dança circunscrito ao âmbito teatral determinou o estabelecimento de uma disciplina artística que, em primeira instância, ocasionou o desenvolvimento do ballét e, mais tarde, criou um universo dentro do qual se deu desenvolveram gêneros como os executados no music – hall, como o sapateado e o swing. A divulgação da dança se deu também fora do mundo do espetáculo, principalmente nas tradições populares. Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.
Origem e evolução da dança através do tempo
Pré-História Idade Antiga Idade Média Renascimento Romantismo Idade Moderna
A dança foi uma das primeiras formas de expressão artística e pessoal.
Pinturas de dançarinos foram encontradas em paredes de cavernas na África e no sul da Europa na pré-história. Estas pinturas podem ter mais de 20 mil anos. As cerimônias religiosas que combinavam dança, música e dramatizações, provavelmente desempenharam um papel importante na vida do homem pré-histórico.
Estas cerimônias devem ter sido realizadas para reverenciar os deuses e pedir-lhes mais sucesso nas caçadas e lutas. As danças também podiam realizar-se por outras razões: como nascimento, curar um enfermo ou lamentar uma morte.
Os sociólogos acreditam que a dança exerceu um papel importante na caça e em muitas outras atividades da vida pré-histórica. Os cientistas estudam as danças de várias culturas porque as formas de dança de um povo podem revelar muita coisa sobre seu modo de vida.
Tipos de Dança
Balé Clássico Dança Folclórica Dança Moderna Dança Popular Maxixe Quadrilha Sapateado Valsa
Existem duas espécies mais importantes de dança: a teatral e a social.
A teatral é encenada para entretenimento de espectadores. Dentro dela encontramos o balé, a dança moderna, danças folclóricas, os bailados dos musicais e o sapateado.
Na dança social, os participantes dançam para o seu próprio prazer.
Todos os tipos de dança envolvem movimento, energia, ritmo e criação. Movimento é a ação dos bailarinos quando usam o corpo para criar formas ordenadas; a energia fornece a força necessária para executar o movimento; ritmo é o padrão de tempo em torno do qual se realiza o movimento e a criação está relacionada com a forma visual apresentada pelo movimento do corpo do bailarino.
Dança no Mundo
A cultura, a vida, os sentimentos e a música de cada nação dançando pelo mundo.
Dança Africana, Francesa, Gregha, Holandesa, Mexicana,Indiana, Oriental, Portuguesa, Russa, Sul Africana, Uruguaia,tailandesa e algumas outras. Para pesquisar sobre cada uma delas, é só acessar o site WWW.edukabr.com.br/artemanhas.
Parabéns colega, com certeza teu blog será uma excelente fonte de pesquisa! Abraços
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Marta, tá provado que a arte é um veículo eficaz na transformação positiva dos jovens. A nossa função como arte-educador é garantir esta transformação através da arte. Acredito que esse espaço se prestará de forma bastante positiva, socializando belas esperiências como as apresentadas nas fotografias. Parabéns!
ResponderExcluirOi minha flor, seu trabalho é lindo!
ResponderExcluirParabéns, com esse blog.
Bjão!!!!
Olá Martinha,parabéns pelo blog,tenho certeza que será uma grande fonte de informações para os profissionais da educação e para os admiradores das artes.
ResponderExcluirUm grande abraço!
Ivã Pinho
Oi Marta, que vc possa através das suas experiências, 'movimentar' não somente o corpo, mas a 'alma' dos que juntamente com vc participa da arte da dança. Afinal,é a dança da vida que está 'em jogo', parabéns pelo blog!
ResponderExcluirMantenha-o atualizado, divulgue e bom trabalho! Abçs
Bom blog, Marta. Muitos assuntos abordados. Parabéns!
ResponderExcluir